Como surgiu Café com Leite Crente?

Café com Leite Crente surgiu dos sonhos de Adriana Chalela (A Razão da Esperança), Regina Farias (Bora Ler) e João Carlos (Pastor João e a Igreja Invisível). Três amigos virtuais e irmãos em Cristo, separados por milhares de quilômetros mas que compartilham da mesma visão do Reino de Deus, Reino este que começa aqui na Terra e continuará por toda a Eternidade. Devido às nossas afinidades, decidimos unir nossos esforços para mostrar que é possível sermos 100% cristãos, mas com os pés 100% no chão, vivendo uma espiritualidade madura e responsável sem perder o amor pela vida que fomos graciosamente presenteados por nosso amoroso Pai.

Só que a família cresceu! Pelo Caminho conhecemos mais três irmãos maravilhosos, com a mesma visão do Reino: René Burkhardt (Nem de Paulo nem de Apolo: de Cristo!), Cláudio Nunes Horácio (Susto de Amor) e o "atrasildo" do Wendel Bernardes (Cinema Com Graça), que agora fazem parte desta gangue...


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nanobiotecnologia: o futuro já começou.




A tecnologia que lida com a manipulação da matéria em nível molecular está na base de novos recursos diagnósticos e tratamentos. Entre realidade e promessas, é uma nova era que se inicia.

Robôs microscópicos que navegam pela corrente sanguínea e mandam informações do corpo humano para equipamentos. Medicamentos inteligentes que agem exclusivamente nas células doentes. Nanopartículas injetáveis que possibilitam, em casos de câncer, localizar metástases até então não visualizadas nos exames de imagem... Parece ficção científica? Essas possibilidades já são realidade nos laboratórios de pesquisa, acenando com promessas de utilização médica no futuro. O fato é que a nanobiotecnologia vem transpondo as fronteiras da imaginação para ganhar terreno em aplicações reais, fazendo emergir um admirável mundo novo na medicina.

Lidando com a manipulação de materiais em escala nanométrica – um nanômetro equivale à bilionésima parte do metro, algo 50 mil vezes menor que um fio de cabelo –, a nanobiotecnologia está presente em novas formas de exames diagnósticos, tratamentos e medicamentos.

O tratamento de melanoma, um agressivo tipo de câncer de pele, por exemplo, ganhou eficácia e precisão graças à nanobiotecnologia – e é realidade inclusive no Brasil. Antes da fototerapia (terapia com luz) é aplicado um creme com nanopartículas sobre a pele. Esse produto é absorvido pelo tumor e faz com que o aquecimento produzido pela luz se concentre apenas nas células doentes, eliminando-as. A fototerapia já era um tratamento usual. O que a nanobiotecnologia fez foi potencializar seu efeito. Em vez das cinco sessões convencionais, o tratamento é feito com uma única aplicação. O mesmo princípio pode ser adotado em outros tipos de tumores, com as drogas-alvo dirigidas, assim chamadas porque têm a capacidade de agir apenas sobre as células doentes, livrando as saudáveis de doses desnecessárias de quimioterapia.

No âmbito do diagnóstico, a tecnologia está contribuindo para aprimorar técnicas de imagem. Um exemplo é o uso de contrastes com nanopartículas de óxido de ferro em ressonância magnética para mapeamento de células cancerígenas. A técnica apresenta vantagens, permitindo identificar áreas com metástase antes impossíveis de serem visualizadas, além de evitar exposição à radiação da medicina nuclear. Mas ainda se estuda a minimização de efeitos colaterais indesejáveis.

Já se demonstrou, também, por meio de testes que o tratamento com injeção de nanorrobôs no sangue é capaz de eliminar alguns tipos de tumor. Assim como os nanorrobôs, muitas outras aplicações permanecem no âmbito da pesquisa, outras requerem aprimoramentos e há as que ainda se mantêm apenas no território da imaginação. Mas, o fato é que essa tecnologia minimalista é uma realidade que vai, cada vez mais, aportar recursos inovadores para a área da saúde.

Destaque: Robôs microscópicos que navegam pela corrente sanguínea e medicamentos que agem exclusivamente nas células doentes. Apesar de parecer ficção científica, essas possibilidades já são realidade nos laboratórios.


Extraído DAQUI

2 comentários:

  1. Regina, excelente postagem. Sou um fascinado pela tecnologia que nós, humanos, desenvolvemos e ainda iremos desenvolver. Não há limites para a imaginação humana.

    No futuro, curar doenças que hoje são fatais, será tão corriqueiro quanto curar uma dor de dente. Nem tudo é cinzento no futuro da humanidade. Mas os tons cinzas são mesmo fortes. Temos que urgentemente evoluirmos nosso espírito na mesma medida que evoluímos nossa tecnoloiga.

    p.s não estou falando de reencarnação, você entendeu, né? rsssss

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Então, Edu!
    E euzinha fico a imaginar se nós usássemos todo o nosso potencial.
    Sou fascinada com essa trajetória do homem
    Esse lance de curar doença, por exemplo, se Cazuza (e outros) estivessem vivos hoje poderiam ser curados. Falo dele porque estava lendo uma matéria justamente sobre isso por esses dias...
    E tantos outros tipos de doenças, como os mais diversos tipos de cânceres com os quais lidamos em familiares e amigos, e que já podem sem tratados e curados.
    O que me alivia - como diz o título - é que o futuro é agora.
    Abs,
    R.

    ResponderExcluir