Como surgiu Café com Leite Crente?

Café com Leite Crente surgiu dos sonhos de Adriana Chalela (A Razão da Esperança), Regina Farias (Bora Ler) e João Carlos (Pastor João e a Igreja Invisível). Três amigos virtuais e irmãos em Cristo, separados por milhares de quilômetros mas que compartilham da mesma visão do Reino de Deus, Reino este que começa aqui na Terra e continuará por toda a Eternidade. Devido às nossas afinidades, decidimos unir nossos esforços para mostrar que é possível sermos 100% cristãos, mas com os pés 100% no chão, vivendo uma espiritualidade madura e responsável sem perder o amor pela vida que fomos graciosamente presenteados por nosso amoroso Pai.

Só que a família cresceu! Pelo Caminho conhecemos mais três irmãos maravilhosos, com a mesma visão do Reino: René Burkhardt (Nem de Paulo nem de Apolo: de Cristo!), Cláudio Nunes Horácio (Susto de Amor) e o "atrasildo" do Wendel Bernardes (Cinema Com Graça), que agora fazem parte desta gangue...


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Confissões de um pastora (ex neo-pentecostal) parte II


Hoje tenho uma relação mais sadia com a igreja-instituição. O que me liga a ela é algo de outra dimensão, não mais a necessidade de ser aceita no clube "dos amados por Deus" ou no clube dos "não sou o Jim Carrey mas conheço o Todo poderoso, pra caramba". Não me fixo a nenhum padrão que estabeleça Deus como ídolo, lugares sagrados não fazem nenhum sentido. Ele tabernaculou!!! Fim de papo.
Tenho respirado o ar mais que puro, pois tenho encontrado Cristo fora do portão e do padrão.
Comento com meu marido que estou em processo de desintoxicação, porque outrora este tipo de relação me foi necessária, neste muitos anos de cativeiro de pedra, doutrinada desde o nascimento a crer e pensar assim.
Sim , eu precisei dos grilhões!
Existe um pai-nosso bem peculiar nesta instituição que, mais parece um kinder ovo, por fora é um simples ovo mas por dentro, quanta surpresa.
Se vestir a carater é essencial mas ter carater é dispensável neste jogo de cartas marcadas. Como são respeitáveis os paletós e gravatas!! Estes adquiridos na exploração da generosidade filha bastarda da barganha.
Os beneficiados dos tais "presentes divinos" parecem viciados e quase sempre criam situações mantenedoras desta compreensão de que, há seres mais queridos por Deus e portanto vamos honrá-los, e de preferência, presentea-los.
Se você trilhou este atalho mal feito, sabe do que falo.
Eu entendo que muitos precisam demais deste esquema para se sentirem "alguém". Se valem de seu carisma, poder de persuasão, manifestam as identificações com a personalidade mana, processo descritos por Jung.
Em que outro lugar tal pessoa teria destaque, senão fosse neste cabide de empregos na empresa dos "cegos"? Não, apenas neste ambiente, muitos tem o espaço que sempre sonharam. O sonho de poder para se sentir gente.
Eu achava complicado questionar os exploradores porque muitas vezes eles se consideram uma casta diferenciada, de uma classe especial que deve receber favores dos outros "porque Deus quer assim".
O ungido pode fazer quase tudo, e ai daquele que tocar nele e blábláblá.
A mentira é o meio pelo qual se chega aos fins, sem constrangimento, pois se faz necessário a sobrevivencia do esquema que leva o nome de Deus e que alimenta bocas com o pão do abuso psicológico.
O "pão nosso" é o salário do corporativismo.
Uma igreja não fecha porque o homem decidiu que não vai fechar, mesmo que Deus não seja, verdadeiramente, invocado nestas quatro paredes.
Sou estudiosa das deformidades da personalidade e o sentimento de onipotência que o negocio da fé acaba gerando na cabeça do homem simples e ordinário é algo fascinante. Estive debaixo da "cobertura" de gente muito deformada, que poderiam viver suas deformidades mas jamais deveriam impô-las.
Não há ninguém que diga: o "rei está nu!", pois tudo é bem alinhavado dentro da perspectiva da aprovação divina. Afinal, você topa questionar o Altíssimo? Se você é levado a crer que Ele é um menino tirano que precisa ser acalmado feito um deus pagão, claro que você não fará nada a respeito.
Dessa forma, nos tornamos peças da engrenagem, corporativistas passivos, ligados ao ambiente da institucionalidade, por fé, que na maioria da vezes é sincera.
Sim, eu disse "amém" para o esquemão dos cegos guiando cegos, que não entram nem deixam entrar.
A confissão me traz cura.
Romper não é fácil , mas é possível.
Viver é preciso.Viver é decisão.
Só há Um no qual há vida, e não é pouco não, é abundante.




11 comentários:

  1. Dri...

    Não há muito o que falar, somente a lamentar.

    "Coincidentemente", estou lendo pela terceira vez o livro Walk On - A Jornada Espiritual do U2. Logo nos primeiros capítulos eles falam a razão de não terem se "con-formado" com a estreita forma que tentaram colocá-los dentro de sua denominação.

    Houve até "profetas" que falaram para os membros da banda para renunciar à carreira e serem meros esquentadores de banco de igreja!

    Mais uma vez: leiam este livro!

    Besides, minha mulher foi mulher de pastor desse naipe quie você bem descreveu. E ela confirma TODA a podridão envolvida, toda busca enlouquecida pelo poder...

    Basta.

    JC

    ResponderExcluir
  2. Dri,

    Amo essas confissões e todo mundo que me conhece sabe que eu coloco minha alma nas letras e que nada me tem sido mais curativo do que isso. E não o faço depois que surgiu esse lance de blog, sempre o fiz - e faço - de outras maneiras. E desde sempre, desde quando a ânsia da minha alma ainda era indefinida.

    E dentro dessa trajetória que você traça o que eu acho incrível e maravilhoso é justamente essa construção/desconstrução sem fim, esse processo salutar, urgente e necessário para que se viva/conviva de forma o mais saudável possível.

    Sei que muitas pessoas se identificam com essa história e eu também tenho uma história parecida. O difícil é admitir e sair de dentro dessa forma, ter a ousadia de quebrá-la e aceitar a única "forma" que nos torna aceitáveis aos olhos do Único que nos traz Cura.

    Gostei demais!

    bjs

    R.

    ResponderExcluir
  3. Vou ler!!
    Vc é segundo que me indica.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Regina,

    Comecei um blog, com esta intenção de fazer confissões até então impublicáveis, mas que precisavam "vazar".
    Foi o inicio do meu processo de desintoxicação.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Blogar pra mim é terapêutico...

    Azar dos psicólogos... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que metódo não dá certo com todos.

    Viva o teti-a-teti!!!

    ResponderExcluir
  7. Xi esqueci o ^ da fôrma rss

    Sim,

    E téti a téti rss também funciona portanto o feijão tá garantido, amiga.:)

    ResponderExcluir
  8. fora isso a gente faz todas as campanhas dos 318 pra abrir as portas!

    ResponderExcluir
  9. Olá, parabéns pelo espaço.
    Adriana, fiquei impressionada e imensamente feliz com a sua ousadia, acredito que após postar este texto vc encontrou um tubarão...
    Estou orgulhosa, nossa desintoxicação começou, mas isso não impede a dor... Creio Nele, e sei que um dia vai passar, vamos lavando nossos pés e curando as feridas, bem assim, lado a lado, como acreditamos que seguir o evangelho é. Amo vc.
    Cris

    ResponderExcluir
  10. Obrigada amiga,

    sua visita é um presente e seu comentário é um abraço apertado

    Te amo

    Fique na Paz

    ResponderExcluir