Como surgiu Café com Leite Crente?

Café com Leite Crente surgiu dos sonhos de Adriana Chalela (A Razão da Esperança), Regina Farias (Bora Ler) e João Carlos (Pastor João e a Igreja Invisível). Três amigos virtuais e irmãos em Cristo, separados por milhares de quilômetros mas que compartilham da mesma visão do Reino de Deus, Reino este que começa aqui na Terra e continuará por toda a Eternidade. Devido às nossas afinidades, decidimos unir nossos esforços para mostrar que é possível sermos 100% cristãos, mas com os pés 100% no chão, vivendo uma espiritualidade madura e responsável sem perder o amor pela vida que fomos graciosamente presenteados por nosso amoroso Pai.

Só que a família cresceu! Pelo Caminho conhecemos mais três irmãos maravilhosos, com a mesma visão do Reino: René Burkhardt (Nem de Paulo nem de Apolo: de Cristo!), Cláudio Nunes Horácio (Susto de Amor) e o "atrasildo" do Wendel Bernardes (Cinema Com Graça), que agora fazem parte desta gangue...


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Infarto Feminino




"...Ela comentou que não se sentia bem. ...doíam as costas.... Foi deitar-se um pouco até que passasse... Mais tarde, quando fui ver como ela estava, a encontrei sem respiração... Não foi possível fazer a ressucitação" -  falou o marido ao médico já no Hospital.

Ataques cardíacos em mulheres são diferentes, como na descrição acima. Eles raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o infarto nos homens, como a dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que são representados em muitos filmes.

A versão feminina do infarto narrada por uma mulher:

"Eu tive um ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido nenhum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, bem agasalhada, vendo novela.

Senti uma horrível sensação de indigestão, como quando comemos um sanduíche com pressa, engolindo-o com um pouco de água. Essa foi minha sensação inicial... O único problema era que eu não havia comido nada desde as cindo da tarde.

Depois, desapareceu essa sensação e senti como se alguém me apertasse a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram espasmos em minha aorta).

Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno, o osso de onde nascem as costelas no peito. O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar meu queixo. Tirei os pés do puff e tentei de ir até o telefone, mas caí no chão...

Me levantei me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Disse ao telefone que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas.

Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam a deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.

Segui as instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos.

Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femural para instalar dois 'stents' que manteriam funcionando minha artéria coronária do lado direito.

Graças a minhas explicações os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital."

Dicas importantes:

1. Estatísticas indicam que mais mulheres do que homens morrem quando ocorre o primeiro ataque cardíaco porque não identificam os sintomas ou os confundem com os de uma indigestão.

Ao sentir que seu corpo experimenta algo estranho chame uma ambulância. Cada um conhece o estado normal de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...

2. O tempo é importante, e as informações precisas também.

3. Não acredite que não podem sofrer um ataque cardíaco só porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos'...

As mulheres que estão entrando ou já entraram na menopausa perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios e por isso correm mais riscos de sofrer problemas cardíacos do que os homens.

(Ninguém me cobre fonte, recebi assim por e-mail :P)

2 comentários:

  1. Rê,

    Extremamente esclarecedor! Ia postar uma matéria sobre o Dia Mundial do Rock mas este texto precisa ficar algum tempo "sobre todos".

    Bjs

    JC

    ResponderExcluir
  2. Assunto sério.
    A mulhererada não se dá conta de que nossa máquina tbém pifa.
    Um dos grandes desafaios é convencer a mâe-profissional-esposa-estudante-blogueira de há momentos que precisamos dar um tempo para máquina.

    abraços maninhos

    ah, por falar em dar um tempo, a galerinha está de ferias, então vou pisar no freio, mas estou aqui, contem comigo

    ResponderExcluir