Como surgiu Café com Leite Crente?

Café com Leite Crente surgiu dos sonhos de Adriana Chalela (A Razão da Esperança), Regina Farias (Bora Ler) e João Carlos (Pastor João e a Igreja Invisível). Três amigos virtuais e irmãos em Cristo, separados por milhares de quilômetros mas que compartilham da mesma visão do Reino de Deus, Reino este que começa aqui na Terra e continuará por toda a Eternidade. Devido às nossas afinidades, decidimos unir nossos esforços para mostrar que é possível sermos 100% cristãos, mas com os pés 100% no chão, vivendo uma espiritualidade madura e responsável sem perder o amor pela vida que fomos graciosamente presenteados por nosso amoroso Pai.

Só que a família cresceu! Pelo Caminho conhecemos mais três irmãos maravilhosos, com a mesma visão do Reino: René Burkhardt (Nem de Paulo nem de Apolo: de Cristo!), Cláudio Nunes Horácio (Susto de Amor) e o "atrasildo" do Wendel Bernardes (Cinema Com Graça), que agora fazem parte desta gangue...


terça-feira, 20 de julho de 2010

Rompendo com a Teologia da Prosperidade


Enquanto muitos intocáveis da prosperidade estão de cabelos em pé com os combatentes Blogueiros Apologéticos da Última Hora, José Bruno – ex bispo primaz da Igreja Renascer, ex braço direito de Estevam Hernandes – fundador há alguns meses da Casa da Rocha, desde então vem fazendo pregações bem destoantes do antigo lar.

No último domingo , ao encerrar uma série de estudos sobre as setes igrejas do Apocalipse, Laodicéia – a igreja morna, rica e corrompida – foi a carapuça que serviu com perfeição para Zé Bruno esculhambar – sem acusações específicas – a histérica, repulsiva e nefasta teologia da prosperidade que tem assolado a igreja evangélica brasileira.

Em sua exposição sui generis, as citações, em abundância, foram de Adorinan Barbosa a Karl Marx.

Trechos:

“pessoas que fazem da fé uma relação monetária e financeira com Deus”

“as igrejas precisam parar de pedir dinheiro!”

“se você amar a Deus, se você for fiel a Deus, eu não tenho que fazer nenhum apelo para você entregar dinheiro”

“a igreja dos dias de hoje trata tudo como mercadoria, tudo é moeda de troca”

“irmão empresário é mais importante que irmão pobre, é mais amigo do pastor”

Ouça o culto bombástico através do link do PavaBlog, pois eu não consegui colar o dito-cujo aqui (sou muito prego!)

Agora falo eu: SEMPRE gostei do ZÉ BRUNO e da banda RESGATE! Não conseguia entender como um homem de Deus como ele...

15 comentários:

  1. Todos os meses eu era convocada para o Café de Pastores da Cieab, conversei uma vez com a Blanche, percebi que ela era bem menos clone da Sônia do que ela gostaria.
    Entende?
    Como estavamos em um ambiente onde circo estava montado senti que ela queria passar um imagem que não lhe cabia.
    Fiquei feliz, na época meu rompimento estava em processo e senti conforto na sensação de havia alguns lutando.
    Maninho, o Zé Bruno viu muita coisa, é um arquivo vivo.
    Será que ele renega tudo ou faz algumas ressalvas protetoras do stato quo?

    Ah, não pertenci ao roll de ungidos da Renascer mas o esquema era o mesmo, cópia.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi lá a pregação mas me chamou a atenção um comentário extenso, daí comecei a ler e até fui gostando (mais ou menos rss), só que no final a pessoa desentoa total:

    "...Por isso, o cristão tem que saber que a relação com Deus tem que ser primeiramente uma relação espiritual. Consequentemente, a prosperidade financeira poderá vir..."

    Esse "consequentemente" entrega o coração equivocado e preso a esse tipo de cultura religiosa.

    Perdão, mas eu peguei esse finalzinho porque ele denuncia escancaradamente o RANÇO dessa negociata como referência de felicidade, por mais que a boca (a letra, o teclado, rss) diga que repudia essas maracutaias em nome de Deus.

    Ora, nossa relação com Deus tem que ser PRIMEIRO espiritual?

    Por mim, pode tirar o "primeiro".

    A nossa relação com Deus deve ser em espírito e em verdade. E só.

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente acredito que, por ter vivido décadas dentro do 'esquemão', alguma coisa ainda está profundamente marcada pelo convivio.

    O que vejo de positivo é que ele, assim como eu, conseguiu sair da Renascer, se voltar para a Palavra e ter começado um ministério voltado ao verdadeiro Evangelho...

    Como disse antes, eu também acreditei piamente na teologia da prosperidade. Com o tempo me libertei. E creio que é isso o que está acontecendo com o Zé Bruno.

    Quanto à relação ser "primeiramente espiritual", isso faz muito sentido para mim. Mesmo sabendo que Deus é Espírito, convivo com Deus não somente no âmbito espiritual, mas também na dureza da vida, no sofrimento da carne, nos anseios humanos...

    Não sei se faz sentido, mas Deus é quase palpável, digamos assim. Ele está no email que eu mando pro meu cliente na Suíça, na taça de vinho que eu bebo, no aparelho de DVD que eu compro...

    Pode soar estranho, alguns podem entender como panteísmo, MAS NÃO É.

    Minha relação com ELE é mais natural do que alguns podem imaginar. Não é "Ele lá e eu aqui". É Ele aqui e eu com Ele...

    Caramba, acho difícil explicar...

    ResponderExcluir
  4. Outro detalhe: A expressão "PODERÁ vir" é a chave para entender o que ele quiz dizer. Poderá ou não.

    ResponderExcluir
  5. Olá gostei muito do seu blog, também sou cristã.
    Tenho um blog sobre educação, deêm um passada por lá. Ficarei mto feliz.
    Abraços e Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Então...

    Daí não caber o "primeiramente" quando Deus está no centro de tudo, entende? Tá implícito!

    Esse "primeiramente" foi que pegou, como se dizendo que se eu procuro ter uma relação espiritual quem sabe, talvez, quiçá, Ele me brinde com COISAS. Tá ligado? Pelo menos foi assim que eu entendi e assim eu repudio.

    bj

    R.

    ResponderExcluir
  7. olá, Alessandra!

    Seja bem vinda, vou dar uma espiada lá agora mesmo.

    Abs,

    R.

    ResponderExcluir
  8. Jota

    Não seria por causa do equívoco em relação às palavras "...e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas"?

    Vejaí...

    ResponderExcluir
  9. Eu sou meio dialético. Por mais que eu saiba que a t.p. é uma armadilha infernal para tirar o foco de nossa fé em Deus, também já fui abençoado estando no meio desta coisa!

    Pode parecer coincidência, mas houveram situações claras (duas vezes) em que um pastor pediu oferta, eu dei 'tudo' e NO DIA SEGUINTE meus superiores me chamaram para conversar, elogiaram meu trabalho, disseram que gostariam de fazer muito mais por mim e ofereceram reajuste salarial no valor exato de minha oferta no dia anterior.

    Faço coro ao amado pastor Paulo Romeiro que diz em relação à teologia da prosperidade: "Não tenho nada contra a prosperidade, e sim contra a teologia'.

    O que muitos aparentemente não sabem é que a motivação do coração é que é vista por Deus. E minha motivação sempre foi amar e adorar a este Deus maravilhoso.

    Como está escrito em Filipenses 4.10-13: "Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

    Por isso mesmo, quero que fique bem claro que, de minha parte, sou totalmente contra a teologia da prosperidade. Abomino o tosquiar de ovelhas feito pelos pastores mal intencionados.

    Mas há momentos sim, ENTRE VOCÊ E DEUS, que Ele fala claramente ao seu coração, pedindo que você dê um (odeio esta expressão) 'um passo de fé' e se jogue confiantemente nos braços do Pai, entregando tudo a Ele.

    Como já devo ter falado em algum texto meu, uma vez, na Igreja Betesda do pastor Ricardo Gondim, estava tendo uma conferência missionária e havia um pastor de Moçambique (creio eu) chamado Mário Bata. O Ric ao final do culto explicou a situação da igreja de lá e fez um segundo pedido de oferta para abençoá-los.

    Eu estava desempregado, com 10 reais no bolso. O Espírito Santo tocou em meu coração falando "dê tudo".

    Relutei, pois era o dinheiro para passar até o fim da outra semana (a coisa tava feia naquele tempo). Deus falava "DÊ", eu negociava; Ele falava "DÊ" e eu morrendo de medo expus minhas razões, dizendo que estava desempregado e precisava daquele dinheiro, ao que o Espírito falou de uma maneira tão clara que tive a impressão que toda a igreja ouviu:

    "DÊ TODO O SEU DINHEIRO PORQUÊ NESTA SEMANA QUE COMEÇA EU ABRIREI UMA PORTA DE EMPREGO PARA VOCÊ!!!"

    Gelei, olhei para minha mulher, peguei um envelope e coloquei o dinheiro dentro. Ela perguntou "o quê você vai fazer? Só temos estes 10 reais!"

    Dentro de mim eu sabia daquilo e queria se convencido por ela, mas ao falar o que havia acabado de ouvir do Espírito Santo ela disse: "Então dê, eu creio".

    Dei a oferta. Voltamos para casa. Segunda feira, 5 EMPRESAS me chamaram para entrevista, e pude escolher onde quis trabalhar.

    Isso faz mais de 10 anos. Desde então, cada vez que decidi sair de um emprego o fiz já com outro engatilhado. Não voltei a ficar desempregado desde então.

    Não posso deixar de testemunhar isso. Aconteceu comigo.

    Well, 'abri a boca e saiu o espírito' como diz uma amiga minha.

    Voltando ao ponto: Zé Bruno saiu da Renascer e está se desentoxicando de toda aquela patifaria. Glória a Deus!!!!!

    Pronto, falei... (rerê)

    ResponderExcluir
  10. Eu sou meio dialético. Por mais que eu saiba que a t.p. é uma armadilha infernal para tirar o foco de nossa fé em Deus, também já fui abençoado estando no meio desta coisa!

    Pode parecer coincidência, mas houveram situações claras (duas vezes) em que um pastor pediu oferta, eu dei 'tudo' e NO DIA SEGUINTE meus superiores me chamaram para conversar, elogiaram meu trabalho, disseram que gostariam de fazer muito mais por mim e ofereceram reajuste salarial no valor exato de minha oferta no dia anterior.

    Faço coro ao amado pastor Paulo Romeiro que diz em relação à teologia da prosperidade: "Não tenho nada contra a prosperidade, e sim contra a teologia'.

    O que muitos aparentemente não sabem é que a motivação do coração é que é vista por Deus. E minha motivação sempre foi amar e adorar a este Deus maravilhoso.

    Como está escrito em Filipenses 4.10-13: "Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

    Por isso mesmo, quero que fique bem claro que, de minha parte, sou totalmente contra a teologia da prosperidade. Abomino o tosquiar de ovelhas feito pelos pastores mal intencionados.

    Mas há momentos sim, ENTRE VOCÊ E DEUS, que Ele fala claramente ao seu coração, pedindo que você dê um (odeio esta expressão) 'um passo de fé' e se jogue confiantemente nos braços do Pai, entregando tudo a Ele. (continua)

    ResponderExcluir
  11. Eu sou meio dialético. Por mais que eu saiba que a t.p. é uma armadilha infernal para tirar o foco de nossa fé em Deus, também já fui abençoado estando no meio desta coisa!

    Pode parecer coincidência, mas houveram situações claras (duas vezes) em que um pastor pediu oferta, eu dei 'tudo' e NO DIA SEGUINTE meus superiores me chamaram para conversar, elogiaram meu trabalho, disseram que gostariam de fazer muito mais por mim e ofereceram reajuste salarial no valor exato de minha oferta no dia anterior.

    Faço coro ao amado pastor Paulo Romeiro que diz em relação à teologia da prosperidade: "Não tenho nada contra a prosperidade, e sim contra a teologia'.

    O que muitos aparentemente não sabem é que a motivação do coração é que é vista por Deus. E minha motivação sempre foi amar e adorar a este Deus maravilhoso.

    Como está escrito em Filipenses 4.10-13: "Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

    Por isso mesmo, quero que fique bem claro que, de minha parte, sou totalmente contra a teologia da prosperidade. Abomino o tosquiar de ovelhas feito pelos pastores mal intencionados.

    Mas há momentos sim, ENTRE VOCÊ E DEUS, que Ele fala claramente ao seu coração, pedindo que você dê um (odeio esta expressão) 'um passo de fé' e se jogue confiantemente nos braços do Pai, entregando tudo a Ele.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou meio dialético. Por mais que eu saiba que a t.p. é uma armadilha infernal para tirar o foco de nossa fé em Deus, também já fui abençoado estando no meio desta coisa!

    Pode parecer coincidência, mas houveram situações claras (duas vezes) em que um pastor pediu oferta, eu dei 'tudo' e NO DIA SEGUINTE meus superiores me chamaram para conversar, elogiaram meu trabalho, disseram que gostariam de fazer muito mais por mim e ofereceram reajuste salarial no valor exato de minha oferta no dia anterior.

    Faço coro ao amado pastor Paulo Romeiro que diz em relação à teologia da prosperidade: "Não tenho nada contra a prosperidade, e sim contra a teologia'.

    O que muitos aparentemente não sabem é que a motivação do coração é que é vista por Deus. E minha motivação sempre foi amar e adorar a este Deus maravilhoso.

    Como está escrito em Filipenses 4.10-13: "Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece". (continua...)

    ResponderExcluir
  13. (continuação) Por isso mesmo, quero que fique bem claro que, de minha parte, sou totalmente contra a teologia da prosperidade. Abomino o tosquiar de ovelhas feito pelos pastores mal intencionados.

    Mas há momentos sim, ENTRE VOCÊ E DEUS, que Ele fala claramente ao seu coração, pedindo que você dê um (odeio esta expressão) 'um passo de fé' e se jogue confiantemente nos braços do Pai, entregando tudo a Ele.

    Como já devo ter falado em algum texto meu, uma vez, na Igreja Betesda do pastor Ricardo Gondim, estava tendo uma conferência missionária e havia um pastor de Moçambique (creio eu) chamado Mário Bata. O Ric ao final do culto explicou a situação da igreja de lá e fez um segundo pedido de oferta para abençoá-los.

    Eu estava desempregado, com 10 reais no bolso. O Espírito Santo tocou em meu coração falando "dê tudo".

    Relutei, pois era o dinheiro para passar até o fim da outra semana (a coisa tava feia naquele tempo). Deus falava "DÊ", eu negociava; Ele falava "DÊ" e eu morrendo de medo expus minhas razões, dizendo que estava desempregado e precisava daquele dinheiro, ao que o Espírito falou de uma maneira tão clara que tive a impressão que toda a igreja ouviu:

    "DÊ TODO O SEU DINHEIRO PORQUÊ NESTA SEMANA QUE COMEÇA EU ABRIREI UMA PORTA DE EMPREGO PARA VOCÊ!!!"

    (continua...)

    ResponderExcluir
  14. (parte final) Gelei, olhei para minha mulher, peguei um envelope e coloquei o dinheiro dentro. Ela perguntou "o quê você vai fazer? Só temos estes 10 reais!"

    Dentro de mim eu sabia daquilo e queria se convencido por ela, mas ao falar o que havia acabado de ouvir do Espírito Santo ela disse: "Então dê, eu creio".

    Dei a oferta. Voltamos para casa. Segunda feira, 5 EMPRESAS me chamaram para entrevista, e pude escolher onde quis trabalhar.

    Isso faz mais de 10 anos. Desde então, cada vez que decidi sair de um emprego o fiz já com outro engatilhado. Não voltei a ficar desempregado desde então.

    Não posso deixar de testemunhar isso. Aconteceu comigo.

    Well, 'abri a boca e saiu o espírito' como diz uma amiga minha.

    Voltando ao ponto: Zé Bruno saiu da Renascer e está se desentoxicando de toda aquela patifaria. Glória a Deus!!!!!

    Pronto, falei... (rerê)

    ResponderExcluir
  15. Gostei do texto e estou gostando das discussões!!! Quando tiver tempo, dê uma passada lá no Deus no Gibi para ver as novidades que estão no ar. Tem um texto bacana falando que Chico Bento é o menino segundo o coração de Deus e uma entrevista com o autor da história em quadrinhos Yeshuah, que apresenta um Jesus feio e uma Maria adolescente. Veja lá no www.deusnogibi.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir