Como surgiu Café com Leite Crente?

Café com Leite Crente surgiu dos sonhos de Adriana Chalela (A Razão da Esperança), Regina Farias (Bora Ler) e João Carlos (Pastor João e a Igreja Invisível). Três amigos virtuais e irmãos em Cristo, separados por milhares de quilômetros mas que compartilham da mesma visão do Reino de Deus, Reino este que começa aqui na Terra e continuará por toda a Eternidade. Devido às nossas afinidades, decidimos unir nossos esforços para mostrar que é possível sermos 100% cristãos, mas com os pés 100% no chão, vivendo uma espiritualidade madura e responsável sem perder o amor pela vida que fomos graciosamente presenteados por nosso amoroso Pai.

Só que a família cresceu! Pelo Caminho conhecemos mais três irmãos maravilhosos, com a mesma visão do Reino: René Burkhardt (Nem de Paulo nem de Apolo: de Cristo!), Cláudio Nunes Horácio (Susto de Amor) e o "atrasildo" do Wendel Bernardes (Cinema Com Graça), que agora fazem parte desta gangue...


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Será que somos Cristãos?


Os evangélicos crêem que foram salvos pela graça, por meio da fé (Efésios 2.8-9), mas então acrescentam uma renúncia, feita por homens, de que você tem de trabalhar o mais duro que puder para corresponder a padrões de comportamento de classe média. Isso parece oposto ao que o Evangelho diz, onde, entre os muitos ensinos de Jesus sobre o serviço, os últimos se tornam os primeiros. É um Reino às avessas, que contraria o que parece ser a ordem natural dos primeiros e dos melhores vencendo. A igreja, portanto, deveria se opor radicalmente a essa síndrome do sucesso.

Isso parece ter afetado Bono. Outra estranha sutileza sobre a igreja é a de que ela possui qualidades especificas que indicam se você é ou não um “acrobata”. Estas qualidades, normalmente, tem a ver com não falar palavrão, não fumar e não beber. Por alguma razão, há alguns ensinos bíblicos que não são – mas talvez devessem ser – muito valorizados. Por exemplo: avareza materialista, discriminação preconceituosa, a opressão às mulheres ou a negligência, quanto à justiça social. Talvez você possa ignorar muitos dos discursos à ação de Cristo e dos profetas, e porque você seja abstêmio, menos eloqüente em sua linguagem e freqüente a igreja duas vezes por semana, seja declarado espiritualmente saudável.

Bono fala da graça como sendo o grande atrativo do Cristianismo. Ele então diz que gostaria de ser um cristão, mas não poderia jamais estar à altura, ou que é um mau exemplo para o Cristianismo. Ou ele está tentando evitar que a imprensa o rotule ou está enganado sobre o que seja um cristão. Assim como seus críticos, ele deixa de seguir a Jesus de modo comprometido e radical quando faz coisas como dar uma enorme quantidade de seu tempo ao Jubileu 2000. Ele adiou compromissos e o lançamento de seu novo disco mais de um ano para tentar livrar o Terceiro Mundo de dívidas que comprometem seu crescimento, para dar novo ânimo aos pobres e a restaurar a igualdade e a justiça no mundo.

E ele diz que não é um bom exemplo de cristão.


Jesus não disse que os bodes fumavam, bebiam ou falavam muitos palavrões. Ele disse que eles não se envolveram em prol das mudanças nas condições de vida de marginalizados ao alimentá-los quando estavam com fome, ou visitá-los na prisão. Estas eram as questões do Reino de Deus.

Quando se trata do dilema dos complexos de culpa de católicos e protestantes, é necessário lembrar que Bono tem ambas as heranças e, ao mesmo tempo, nenhuma delas. Ele tem falado de modo consistente sobre como despreza a religião, mas é um grande discípulo de Cristo. Para Bono, The Edge e Larry, o Deus que encontraram e com o qual têm caminhado em sua maravilhosa estrada é um Deus maior de que a igreja ou que as fronteiras religiosas. Eles O descobriram fora das camisas-de-força da religião tradicional e têm continuado a enxergá-lo como um Deus cada vez maior.

Trecho de Walk On – A Jornada Espiritual do U2 – págs. 68-70 – Esteve Stockman – W4 Editora

5 comentários:

  1. Jota:

    Pra evitar redundâncias vou apenas usar a frase de um de seus marcadores: é assim que eu creio.

    bj

    R.

    ResponderExcluir
  2. Pergunto: E ai, está curtindo as férias?

    Rsrsrs....

    ResponderExcluir
  3. Rpz...

    Nem me fale, a casa fica mais cheia rss

    E ainda vou pra Fortaleza, me aguarde :)

    bj

    R.

    ResponderExcluir
  4. Tô falando das férias do seu blog mulé!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Viajei legal :P

    rpz, num são férias, são meros feriados.

    Mas vem um texto bem intimista por aí rss

    Rasgando a alma :P tipo os teus he he

    Era pra ter postado hoje, inclusive, mas os imprevistos são cada vez maiores afff

    bjussss

    ResponderExcluir