Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro.
O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam ... "O Quinto dos Infernos". E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.
A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2010 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.
Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...
Para que? Para sustentar a corrupção?? os mensaleiros?? o Senado com sua legião de "diretores", a festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar nos 3 poderes (executivo/legislativo e judiciário).
Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.
E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!
Noooossa!
ResponderExcluirJá pensou num filme de terror baseado nesses eventos sinistros?
Seria mais ou menos assim:
O Quinto dos Infernos II (O Retorno)
Afe!
kkkkkkkkk, é mesmo.
ResponderExcluirlegal agora temos 2 quintos dos infernos!
ResponderExcluirAh Cláudio, mas tudo passa, isto também passará, um dia! Valeu.
ResponderExcluirQuerido como é bom te ver lá no meu blog,sempre fico muito feliz,vou ver e assistir sim,obrigada e um beijo enorme aqui do nordeste
ResponderExcluirclaudinho, eu me lembrava do imposto mas não lembrava(ou não sabia mesmo) que ali teve origem ao jargão "quintos dos infernos"...rssss
ResponderExcluirtenho uma ideia: vamos fechar o congresso e colocar no poder um ditador evangélico esclarecido para nos guiar nos caminhos da prosperidade e da moralidade pública...
calma, gente, é brincadeira...
democracia: regime onde podemos dizer que o senador corrupto é corrupto. a democracia só melhora quando nós melhoramos o nosso voto. mas podem relaxar que corrupto em serviço público é praga que nunca acaba.
abraços a todos do café.
É como eu já falei em outros carnavais...
ResponderExcluirO problema dos nascidos em berços evangélicos fundamentalistas, é que o trauma é tão filho da mãe que eles não conseguem deixar de rotular o que eles veem pela frente e que lhes parece ser "evangélico".
Daí, com seu repetitivo e cansativo sarcasmo como eterno escudo de "gato escaldado" perdem a preciosa oportunidade de compartilhar com leveza das mais soltas, lúdicas e despretensiosas conversas que rolam fora de suas redomas neuróticas.
Abraços a todos do café, do leite, do chá, da cerveja, do vinho, da coca(líquida) e da água.
Aiaiaicademeussaisjesusluzapagaaluz...
Bispa, e verdade: Acham que a gente é evangélico né?
ResponderExcluirCláudio, muito bom o texto, me deixou mais revoltado do que já sou!
Abraços a todos!
Edu não faz este tipo de brincadeira (tortura) com gente não mano. Temos mesmo que aprender a votar.
ResponderExcluirRê, nem vou comentar sobre os evangélicos pra não ter de ofender alguém.
João, é verdade, graças a Deus não sou mais evangélico e nunca mais serei, estou vacinado pra sempre. Abraços aos 3.
eu não sei por que a bispa vive dizendo que eu sou sarcástico e que fico xingando vocês de evangélico...gente, será que vocês não conseguem interpretar o que eu disse? onde em meu comentário eu xinguei vocês de evangélicos????
ResponderExcluirisso tá virando patológico: foi aberta a temporada de caça ao edu, sujeito traumatizado por ter sido evangélico e que vive "sarcasticando" os tomadores de café com leite...
pelo amor de d-e-u-s...
ah, pastor, eu não escrevo o nome de deus com minúsculo para menosprezá-lo; eu escrevo tudo em comentários com minúsculas se é que você ainda não percebeu. e deus nem nome é...
kkkkkkkk vocês não conseguem me tirar da alegria...
o renê já decretou que como eu não creio que jesus é deus(como se essa crença fosse necessária para alguém ser seguidor de jesus) eu não tenho nada que ir lá no blog dele trocar ideias com os "espirituais" que por lá aportam.
joão, se essa também for a sua vontade, diga-me e não voltarei mais aqui. aliás, voltarei mas não comentarei pois eu gosto muito dos textos que rolam aqui.
eu não sei onde foi que a minha relação com a turma de vocês entrou em colapso, mas creio que tudo está assentado em um grande mal entendido.
eu não sou esse herege perigoso e pretensioso e malicioso e traumatizado que vocês pensam que eu sou.
creio que vocês não aceitam o meu modo de ser cristão por ser não convencional. aliás, não convencionais é que vocês gostam de dizer que são... mas vocês estão equivocados em relação ao meu jeito de ser e à minha espiritualidade.
aqueles comentários que vocês produziram no renê sobre mim em fevereiro foram espetacular!!! me senti até importante com o meu nome sendo tão citado...
abraços
claudinho, eu sugeri uma resposta(ainda que brincando) às suas indagações:
ResponderExcluir"Para que? Para sustentar a corrupção?? os mensaleiros?? o Senado com sua legião de "diretores", a festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar nos 3 poderes (executivo/legislativo e judiciário)."
para quê?
Hoje vim conhecer e tomar um café, rs,rs
ResponderExcluir´Pretinho básico - café com leite não é minha praia.
Gostei daqui vou ficar, ando um tanto estressada até ja coloquei no Twitter a sugestão que " Poderiamos voltar aos tempos romanos, assim sendo a igreja controlaria o poder público e ditaria as leis, para o povo nada mudará.
Lendo este tópico dos quintos minha convicção agora é certeza.
Bom dia!